Páginas

13 de setembro de 2007

Cozinhar não é apenas gostoso, não é apenas lúdico: é também educativo

Cozinhar não é apenas gostoso, não é apenas lúdico: é também educativo.As crianças aprendem muito quando cozinham, desenvolvendo conceitos em muitas áreas, como linguagem, artes, ciências, saúde, segurança e matemática.A atividade favorece o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para as crianças conversarem, trocarem experiências e conhecerem mais sobre si mesmas e seus colegas.Por esse motivo, a culinária será um dos focos principais do nosso projeto.
Gelatina Arco-íris(O Mágico de Oz)
Ingredientes:
3 pacotes de gelatina de cores e sabores variadoságua
1 pacote de gelatina sem sabor
1 lata de leite condensado
Preparo:Faça as gelatinas de sabores e cores diferentes conforme a instrução do fabricante.Coloque para gelar em pratos fundos - sem misturar as gelatinas, é claro.Após endurecer, retire da geladeira e corte em cubos pequenos. Reserve em uma travessa.Peque um envelope de gelatina sem sabor e dissolva com uma xícara de água morna. No liquidificador, bata a gelatina sem sabor já dissolvida com uma lata de leite condensado. Bata bem, até ficar parecido com uma musse.Escolha uma vasilha bem bonita e misture, com cuidado, todos os cubinhos de gelatina colorida com o creme. Leve novamente à geladeira. Quando o creme endurecer vai estar pronto para comer.

Bolinhos de nuvem da Cinderela(Cinderela)
Ingredientes:
1/2 colher de sopa de óleo
1 colher de farinha de trigo
3 ovos (só vamos usar as claras mas guarde as gemas!)1
xícara de açúcar
Preparo:Unte uma assadeira usando meia colher de sopa de óleo.Espalhe bem o óleo com os dedos, sem deixar empapar nos cantos.Polvilhe farinha de trigo sobre a assadeira formando uma fina camada. É para seus bolinhos de nuvem não grudarem no fundo dela, depois de prontos.Acenda o forno em fogo médio e deixe aquecendo.Bata as claras de três ovos, até ficarem brancas como nuvens e firmes como neve.Junte às claras uma xícara de açúcar aos pouquinhos, e vá mexendo suavemente com uma colher de pau.Depois de misturar bem, faça pequenos flocos de nuvem sobre a assadeira, com ajuda de uma colher.Leve ao forno por 40 minutos, ou um pouco mais, até que estejam assados.Está pronto! É só deixar esfriar e, depois, comer.

Torta Preguiçosa do Macaco Simão(O macaco e a velha)
Ingredientes:
1 1/2 xícara grande de maizena -
1 1/2 xícara grande de farinha de trigo -
1 colher grande de pó Royal -
2 xícaras grandes de açúcar -
1 xícara grande de margarina -
12 bananas nanicas bem grandes -
3 ovos, separados -
1 xícara grande bem cheia de leite -
pitada de sal -
canela em pó.
Preparo:Misture a maizena, farinha de trigo, fermento, açúcar, sal e margarina. Faça uma farofa, misturando mais com os dedos. Unte o tabuleiro médio e espalhe a terça parte da farofa. Cubra com fatias finas de banana. Polvilhe canela em pó. Mais farofa, mais banana, mais farofa e canela. Para terminar, coloque bolinhas de margarina aqui e ali.Por fim, bata as claras em neve, junte as gemas, o leite e despeje com cuidado sobre as camadas. Polvilhe canela e leve ao forno para assar.Sirva quente ou frio.
Vitamina de Banana
2 bananas picadas em rodelas
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de aveia
1/2 copo de leite
Coloque as rodelas de banana no liquidificador.Acrescente o mel, a aveia, o leite e bata.

Manjar Branco Imperial(A roupa nova do Imperador)
Ingredientes:
Para o creme:
1 lata de leite -
a mesma medida de leite -
1 xícara grande de leite de coco -
4 colheres de maizena.
Preparo:Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme grosso.Retire do fogo, despeje numa forma molhada e deixe esfriar. Leve depois à geladeira.Enquanto isso, faça uma calda:1 xícara grande de açúcar, 1/2 xícara grande de passas sem caroço - 1 xícara grande de água.Deixe as passas de molho na água por cerca de 15 minutos.Faça a calda misturando o açúcar com 1 xícara de água. Deixe ferver até obter o ponto de uma calda grossa. Desligue o fogo e junte as passas e a água. Deixe ferver novamente para reduzir um pouco.Desenforme o Manjar depois de frio e cubra com a calda.
Sopa de Feijão(João e o pé de feijão)
Ingredientes:
3 xícaras de feijão cozido e temperado (pode ser sobra de feijão)
1 batata média cortada em cubinhos
3 xícaras de água
2 tomates picados (com pele e semente)1 xícara de massinha para sopa
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:Bater o feijão, a água e o tomate no liquidificador. Colocar o feijão batido e a batata em uma panela e cozinhar, até amaciar a batata. Se ficar muito grosso, acrescentar mais água. Provar e acertar o sal, se necessário. Acrescentar a massinha, na panela fervente, e cozinhar pelo tempo indicado, na embalagem, pelo fabricante. Salpicar com pimenta do reino a gosto, e servir.

Maçã do Amor(Branca de Neve e os sete anões)
Calda:
3 xícaras grandes de açúcar refinado
1 xícara grande de água -
1 xícara pequena de vinagre de vinho branco.
Coloque o açúcar, a água e o vinagre na panela, misture bem com a colher de pau.Leve ao fogo baixo e não mexa mais. (para não açucarar)Deixe ferver até ficar marrom claro.Retire a panela do fogo, mergulhe as maçãs na calda, ligeiramente, e coloque fincadas no isopor.As maçãs devem ser lavadas e secas antes de serem mergulhadas na calda.

Brigadeiro(Festa no Céu)
1 lata de leite moça
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granuladomanteiga para untar
Preparo:Começando a receita: em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Peça ajuda para um adulto para abrir a lata de leite condensado.Produção: misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo bem até soltar do fundo da panela. Tenha sempre um adulto ao lado para mexer no fogão.Finalizando: retire do fogo, coloque num prato untado e deixe esfriar. Quando estiver frio, enrole dando formato de bolinhas. Coloque manteiga nas mãos para não grudar e passe no chocolate granulado.
Biscoitinhos do Céu
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
150g de margarina
8 colheres de sopa de açúcar
2 gemas misturadas com
1 colher (sopa) de leite e
1 colher (chá) de essências de baunilha
Cobertura:1 clara bem misturada com a xícara (chá) de açúcar de confeiteiroconfeitos colorido para enfeitarPreparo:Coloque os ingredientes em uma tigela média. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma bola.Embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.Abra a massa e recorte com forminhas em formato de lua e estrelas.passe os biscoitinhos para uma assadeira untada e leve ao forno por 12min. Retire do forno e depois de esfriar um pouco, passe a cobertura e decore.
Bolo Bela Adormecida( A bela adormecida)
Bata no liquidificador
3 cenouras de tamanho médio, lavadas, raspadas e picadas,
1 1/2 xícara grande de óleo -
5 ovos inteiros.
Retire do liquidificador para uma vasilha funda e acrescente 2 1/2 xícaras grandes de açúcar (rasas) - 3 xícaras grandes de farinha de trigo - 1 colher grande (rasa) de pó Royal - pitada de sal.Preparo:Misture bem com uma colher de pau até abrir bolhas. Leve a assar em forma untada e enfarinhada, em forno quente.
Cobertura: Misture em uma tigela os seguintes ingredientes e depois aplique no bolo. Não é necessário ir ao fogo.1 xícara grande de açúcar - 1/2 xícara grande de Nescau - 1 colher grande de margarina - 5 colheres grandes de leite - gotas de essência de baunilha.
Sonhos
2 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
3 ovos
1 pitada de sal
Bater as claras em neve.Juntar o sal,a farinha,o fermento,o açúcar e as gemas uma a uma.Amoleça levemente a massa com um pouco de leite.Misturar e amassar bem.Fritar as colheradas em óleo bem quente.Servir polvilhados com canela e açúcar.
BEM NASCIDO
massa:
6 ovos inteiros
6 colheres (sopa) de açúcar
14 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (café) de fermento em pó
recheio:1/2 kg de doce de leitecalda:1/2 xícara de água morna2 xícaras de açúcarBater os ovos com o açúcar por aproximadamente 15 min.,até que a massa fique homogênea e bem aerada.Misturar delicadamente o fermento à massa,por no máximo,1 min..Em seguida,acrescentar a farinha peneirada.Untar uma fôrma com manteiga e farinha de trigo.Fazer pequenos bolinhos com a ajuda de uma colher de sobremesa e deixar assar por 3 min.Unir cada dois bolinhos,utilizando o doce de leite,como recheio.Mergulhar rapidamente os bolinhos na calda,com a ajuda de um garfo.Deixar escorrer em uma grade.Depois de prontos,passar em açúcar.

Frapê da Princesa(A princesa e o sapo)
1 lata de leite condensado -
4 xícaras grandes de guaraná -
6 colheres grandes de suco de limão - pedras de gelo picado.Preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador em duas vezes, ligando e desligando para dissolver bem o gelo.Sirva a seguir.

Biscoitinhos Reais
Ingredientes:
3 gemas
700g de manteiga em temperatura ambiente
7 colheres de sopa de açúcar
700g de farinha de trigo
Preparo:Bater na batedeira, as gemas com o açúcar, juntar a manteiga e a farinha.Amassar com as mãos dando o formato que quiser, neste caso, de príncipes e princesas.Leve ao forno até começarem a dourar.

Queijo Minas Frescal
(O Ratinho do Campo e o Ratinho da Cidade)(O leão e o ratinho)
Ingredientes:
5 litros de leite
2 colheres (sopa) cheias de iogurte natural
1 colher (sopa) de coalho líquido1 forma para queijo
Preparo:Aqueça o leite em uma panela grande, durante alguns minutos, até que fique morno.Na panela, coloque o iogurte dissolvido em um pouco de leite e mexa bem.Junte o coalho dissolvido em um pouco de água.Cubra a panela por cerca de 40 minutos, para que ocorra a coagulação.Escorra o soro com a ajuda de uma peneira.Passe a parte sólida para a forma de queijo. Espalhe um pouquinho de sal sobre a massa. não misture. O soro que escorre pelo fundo da forma o faz penetrar.Coloque a forma em um prato fundo e deixe o queijo na geladeira até o dia seguinte.
Bolo de Cenoura Quero Mais(A lebre e a tartaruga)
Ingredientes:
3 cenouras médias
1 xícara de óleo de milho
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
Cobertura:2 colheres (sopa) de chocolate em pó2 colheres (sopa) de margarina2 colheres (sopa) de açúcar1/2 xícara de leite
Preparo:Bata no liquidificador, os ovos, o óleo, as cenouras e o açúcar, por 5 minutos.Passe a massa para uma tigela e acrescente aos poucos a farinha e o fermento, misturando bem com uma colher de pau.Despeje na forma
Pão de Minuto (recheado com goiabada)(Chapeuzinho Vermelho)
Ingredientes:
Massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de margarina
1 ovo
1 xícara de chá de leite
Recheio:GoiabadaPreparo:Corte a goiabada em cubos médios; mais ou menos 10 unidades.Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes. Trabalhe pouco a massa, o suficiente apenas para misturar os ingredientes. Caso ela fique pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha.Retire porções de uma colher de sopa cheia de massa e faça bolotas com elas. Com o dedo indicador, faça um buraco e coloque um quadradinho de goiabada. Feche, formando a bolota novamente.Coloque os pãezinhos em uma forma untada com manteiga. Achate um pouco cada um com a palma da mão. Leve ao forno médio ( 180° ) .Obs: estes pãezinhos ficam bem clarinhos; não espere dourar por cima!

Pão de Milho(A Galinha Ruiva)
2 tabletes de fermento para pão
½ k de farinha de trigo
4 colheres de manteiga amolecida
2 ovos
1 lata de leite condensado
200g de fubá ou farinha de milho peneirada
Em uma tigela, dissolva o fermento em meia xícara de água morna. Junte meia xícara de farinha de trigo, formando um mingau e deixe crescer, coberto por 20 minutos. Acrescente a manteiga, o sal e os ovos. Misture bem. Adicione o leite condensado, o fubá e volte a mexer. Por último, junte a farinha, somente o suficiente para obter uma massa macia. Amasse a massa com o punho e divida-a ao meio. Dê o formato de broa e deixe os dois pães crescerem em assadeiras untadas, até dobrarem de volume. Asse em forno pré-aquecido em temperatura moderada (170°) por 40 minutos.
Bolachas de Leite de Cabra(O lobo e os sete cabritinhos)
Ingredientes:
½ xícara de chá de leite de cabra
4 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal
½ xícara de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
½ colher de sopa de fermento em pó
Preparo:Peneire juntos a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento em pó.Junte o leite e a margarina e deixe a massa descansar por 30 minutos.Abra a massa bem fina com o rolo e corte em círculos usando a boca de um copo. Asse em forno médio.
Torta de Ervilha(A princesa e a ervilha)
Massa:
12 colheres de sopa de leite
1 xícara de óleo
1 xícara de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos
sal a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa assadeira.Recheio:1 lata de ervilha½ cebola picada1 tomate picado1 dente de alho picadosalsinha a gostoMisture tudo e despeje sobre a massa. Coloque para assar até começar a dourar ou até que, espetando um palito, ele saia limpo.

Rapunzel´s Salad(Rapunzel)
Ingredientes:
1 maço de rabanete
1maço de rúcula
1 pé de alface americano
1 manga
1 pacote de tomate cereja
1 pacote de bata palha
Molho:Vinagre balsâmico
Mel
Mostarda

Bolo de casca de banana(...que eu vou para Angola)
INGREDIENTES:
MASSA:·
3 xícaras de farinha de rosca ·
4 cascas de banana nanica ·
1 colher de sopa de pó Royal ·
2 ovos ·
2 colheres de sopa de margarina ·
3 xícaras de açúcar ·
2 xícaras de leite
COBERTURA:·4 bananas nanica ·½ xícara de açúcar ·½ limão
PREPARO DA MASSA:Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira.Bata as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana no liquidificador.Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente farinha de rosca. Mexa bem.Por último misture delicadamente as claras em neve e o fermento.Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha de trigo e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
PREPARO DA COBERTURA:Queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

Pão Caseiro(O pequeno polegar)
1 kg de farinha de trigo
3 ovos inteiros
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de óleo
50 g de fermento biológicosal a gosto
Preparo:Desmanche o fermento em 2 xícaras de chá de água morna. amasse todos os ingredientes muito bem e deixe descansar até a massa dobrar de tamanho.Faça os pães, coloque na assadeira e coloque 1 bolina de massa num copo de água. Quando a bolinha subir, leve os pães para assar em fogo médio.
Panqueca(Os músicos de Bremen)
1 xícara de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
sal a gosto
Bater no liquidificador todos os ingredientes.

Palitos de Queijo(O flautista mágico)
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
2 pacotes de queijo ralado
1 colher de sobremesa de sal
2 xícaras de margarina1/2 xícara de leite
2 gemas
1/2 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de fermento
Preparo:Misture todos os ingredientes até a massa soltar da mão.Levar a massa à geladeira para descansar por 10 minutos.Depois, fazer os biscoitos e colocá-los em forma untada com manteiga e farinha. assar em forno médio por 20 ou 30 minutos.

Barquetes do Soldadinho(O soldadinho de chumbo)
Ingredientes:
1 pacote de barquetes
1 lata de atum
100g de manteiga
1 gema de ovo cozido
suco de limão
Preparo:Coloque o atum numa tigela juntamente com a gema.Acrescente a manteiga e vá amassando até que os ingredientes estejam bem ligados.Junte algumas gotas de limão.Com uma colher, vá recheado as barquetes.Enfeite com pedacinhos de ovos cozidos, ervilhas e pedacinhos de azeitona.

Bolo Formigueiro(A Cigarra e a Formiga)
Ingredientes:
6 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras de açúcar
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
100g de coco ralado
200g de chocolate granulado
1 colher (sopa) fermento em pó
Preparo:Bata as claras em neve firme e reserve.Bata bem a margarina com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione as gemas, uma a uma batendo sem parar e colocando o restante dos ingredientes.Coloque a massa em forma untada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Mingau dos Ursos(Cachinhos dourados)
Ingredientes:
2 xícaras de leite
4 colheres de (sopa) de aveia em flocos finos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha1 colher (chá) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de maisena
Preparo:Dilua a maisena numa pequena quantidade de leite. Coloque o leite com a maisena, o leite restante, a aveia e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo para cozinhar.Mexa até ferver, cozinhando por 10 minutos ou até que comece a encorpar, sem parar de mexer.Retire do fogo, acrescente a manteiga, a essência de baunilha e mexa bem.Sirva a seguir
Pães Divertidos(Os três porquinhos)
Ingredientes:
25 g de fermento fresco
1/4 de xícara de água morna
1/2 xícara de leite morno
1/5 colher de sopa de açúcar
500g de farinha de trigo
60g de margarina
2 ovos
15g de salpassas para os olhos.
Preparo:Dissolva o fermento com a água e um pouco do leite. Deixe fermentar.Faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e vá misturando os ovos, a margarina e o restante do leite. Por último, misture o fermento. Amasse bem durante 15 minutos, faça uma bola uniforme e deixe descansar até que dobre de volume.Amasse muito bem e estique a massa com 2 cm de espessura. Corte as carinhas com 10cm de diâmetro. Para o nariz utilize uma bolinha de massa e para as orelhas um círculo de 3 cm de diâmetro dividido em 2 partes (uma para cada orelha). Coloque uma passa para cada olho. Pincele com gema e leve ao forno médio por 20 ou 30 minutos.

Carinha divertidas(Pinoquio)Ingredientes:
Massa:
500g de farinha
250g de margarina
150g açúcar
2 gemas
3 colheres de sopa de água
Creme: 1 clara200g de açúcar de confeiteirocorantes alimentícios de cores diversasconfeitos coloridosPreparo:Misture em uma tigela a farinha e o açúcar. Incorpore a margarina e misture com as mãos até obter uma massa granulada. Incorpore a esta mistura as gemas e a água até obter uma massa homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 min.Abra a massa e corte com uma forminha redonda de 3cm de diâmetro. Leve ao forno a 180º por cerca de 10 minutos. Retire e deixe esfriar.
Cobertura:Misture as claras e o açúcar de confeiteiro até obter um crede liso.Divida em várias partes e acrescente a anilina colorida, obtendo creme de várias cores.Passar a cobertura nos biscoitos e enfeitar com os confeitos coloridos.

Bolachinhas Pirulito(João e Maria)
Ingredientes:
4 gemas
250g de açúcar de confeiteiro
250g de manteiga em temperatura ambiente
1 colhes de café de anilina vermelha
1 colher de café de anilina amarela
500g de farinha de trigo
1 colhes (chá) de pó royal (fermento químico)ovo para pintar palitos de sorvete
Preparo:Coloque em um recipiente 2 gemas, a metade do açúcar e a metade da manteiga. Coloque em outro recipiente a metade restante dos ingredientes.Acrescente anilina vermelha em um e anilina amarela em outro recipiente. Bata até obter uma massa homogenia.

Pão de Minuto(O gato de Botas)
Ingredientes:
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos inteiros
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de sal
Preparo:Colocar a farinha em uma tigela e fazer uma cova no meio, onde serão colocados todos os ingredientes. Amassar até soltar das mãos. Fazer bolinhas. Pincelar cada uma com gema e colocá-las para assar. Untar a forma com farinha. Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Bombom de Mosca(O alfaiate Valente)
Ingredientes:
1 lata de leite em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de achocolatado
Uva passa e cravos para decorar (asas e olhos respectivamente)Preparo:Misture bem todos os ingredientes até formar bolas que não desmanchem.

Docinhos de Casamento(O casamento da dona Baratinha)
Brigadeiro
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 pacote de chocolate granulado
Preparo:Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo. Mexer até que solte do fundo. Deixar esfriar, fazer bolinhas e passar no chocolate granulado.Brigadeiro de morango (Bicho de pé)Ingredientes:1 lata de leite condensado1 pacote de gelatina de morango1 colher (sopa) de manteigaPreparo:Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo. Mexer até que solte do fundo. Deixar esfriar, fazer bolinhas e passar no açúcar.

Nenhum comentário: