Páginas

13 de janeiro de 2013

A mãe mais chata do mundo.


“Enquanto outras crianças comiam doces no café da manhã, eu tinha que engolir copo de leite. Enquanto ou outros bebiam refrigerante o dia todo, minha mãe dizia: “Água ou limonada são mais saudáveis”.
            Ela insistia em saber onde eu estava o tempo todo. Dá até para pensar que eu era o seu pequeno escravo. Ela fazia questão de ficar a par de tudo o que eu fazia e de quem eram os meus amigos. Confesso envergonhado de que às vezes até levava umas palmadas. Imaginem só.Bater numa criança só porque ela respondeu mal ou desobedeceu.Minha mãe ousou quebrar a Lei de Proteção ao Menor. Verdade. Ela me fazia trabalhar. Eu era obrigado a lavar louça, arrumar minha cama e guardar minhas roupas, enfim..., todas essas coisas horríveis que fazem parte do “trabalho doméstico”.
            Ela insistia em que eu devia falar sempre a verdade e nada mais do que a verdade. E dizia: “Uma mentira leva a outra e é cada vez mais difícil voltar à verdade”.
            Ela sempre me obrigada a fazer a lição de casa antes de brincar e eu só tinha permissão para assistir a determinados programas de televisão que ela mesma escolhia. E tudo isso sem mencionar que eu tinha que dormir cedo. Sempre eu tinha aquela sensação de que minha mãe era a mais chata do mundo. Podia eu fingir que estava doente e ficar na cama num dia de chuva e faltar à aula?Jamais. E ainda mais, exigia de mim boas notas na escola. Inadmissível um vermelho no boletim. Às sextas-feiras à noite, tínhamos reunião de família (que chatice), enquanto meus amigos iam ao cinema e organizavam festinhas.
            Quando adolescentes poucas coisas mudaram. Enquanto meus amigos ganhavam mesadas dos pais, eu era obrigado a prestar contas de todos os meus gastos. E sempre com minha mãe atrás, consegui completar (e com que esforço) o colegial. E em seguida, a faculdade. Mamãe jamais me perdia de vista, vigiando-me para que eu sempre enfrentasse a realidade, sem jamais poder me esquivar de alguma situação mais difícil; e, é claro, sempre, exigindo que eu falasse unicamente a verdade. Mamãe obrigou-me a crescer como adulto honesto e educado, temente a Deus e com um amor que só hoje posso compreender.
            A mãe mais chata do mundo  é a pessoa que tornou o homem que sou hoje. E agora, quando vejo muitos dos meus amigos que obtinham tudo sem qualquer esforço,com uma mãe bacana “demais” – então eu entendo e dou mais valor a minha mãe. Ela me ensinou a dar o verdadeiro valor às coisas, com ela aprendi a pensar não somente em mim, mas também na família e nos amigos, a lutar com empenho pelos meus ideais e a dizer sempre somente a verdade. Agora quando meus filhos chamam a mim e minha esposa de chatos, pelas mesmas razões, fico tranqüilo e tenho a certeza de que algum dia eles compreenderão,porque são o que há de melhor em nossas vidas”.

Nenhum comentário: